sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Receita de Strogonof de Frango

Gente, vou passar aqui a minha receita de strogonof (não vou usar a palavra da forma "aportuguesada" porque acho esquisito...). Digo: a minha receita, porque existem mil jeitos diferentes de fazer, cada um com suas manias, né.
Semana passada fui ao shopping e pedi um prato pronto, strogonof de frango, por incrível que pareça estava adocicado, não, estava doce mesmo...horrível, mas a fome era tanta que não reclamei e comi quase a metade da porção rs.
Mas o melhor que já provei foi num restaurante em Foz do Iguaçu, tinha sabor mais carregado de mostarda que, acho que fez toda a diferença! Desde aquele dia nunca falta mostarda aqui em casa, especialmente para o strogonof. Outro ingrediente que não pode faltar depois que percebi o sabor num strogonof da Sadia (desses pratos prontos que é só levar ao forno), foi a nóz-moscada. Resumindo, strogonof sem mostarda, nóz-moscada e champignon não é strogonof, é carne com molho de creme de leite (bom também... mas é outra coisa)... Mas isso é opinião minha, por conta do meu paladar, ok.

Receita para duas a três pessoas.

Ingredientes:
- 400g de peito de frango cortado em cubos ou tiras pequenas
- 1 dente de alho triturado
- 15 colheres (sopa) molho shoyu
- 3 colheres (sopa) cheia de molho de mostarda amarela
- 2 colheres (sopa) rasa de catchup
- 1 colher (sopa) cheia de margarina
- 1 pitada de nóz-moscada
- molho de tomate refogado de caixinha (de preferência peneirado)
- 1 caixa de creme de leite
- 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubinhos
- 100g de champignon (inteiro ou cortado)
- sal a gosto

Preparo:
- Coloque a margarina numa panela, fogo baixo, até derreter.
- Dê uma leve dourada no alho. Eu costumo usar aquele alho triturado in natura de potinho, acho mais prático que ficar picando alho.
- Acrescente a carne. Neste caso é o frango, mas pode trocar por alcatra, mignon ou coxão-mole. Pode erguer um pouco mais o fogo.
- Quando estiver fritando a carne, mas ainda quase cru, acrescente o tomate pra ir refogando junto.
- Conforme o frango for fritando, vai começar a juntar água. Às vezes isso não acontece, ainda não descobri o motivo, mas se juntar, coe esta água num recipiente à parte para usá-la depois.
- Depois de visivelmente frita, junte o shoyu, a mostarda e o catchup. Misture bem.
- Agora pode juntar a água que foi separada e o molho de tomate e a pitada de nóz-moscada. Eu sempre compro nóz-moscada  inteira e raspo ela com uma faca, direto sobre os ingredientes na panela. Custa cerca de R$ 2,00 um pacotinho com 2, mas existe na forma de pó também.
- Acrescente sal a gosto, mas coloque bem pouquinho, comece com uma pitada porque já havia o shoyu que é salgado.
- Colqoue o champignon e mexa.
- Por último, desligue o fogo e junte o creme de leite. Se ele ficar refogando com fogo aceso ou se for colocado muito antes pode ficar com aspecto coalhada, fica feio né.

Tá pronto! Hummmm

Obs.:
- Eu não curto muito cebola, quem gosta pode colocar. Refoga junto com o alho lá no começo.
- Acho muito anti-estético semente e pele de tomate aparecendo na comida... quem gosta, coloca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Que bom que você está visitando meu blog! Deixe seu comentário que em breve te dou um retorno, ok. Bjão. Anne