quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Você poupa uma parte do que ganha?

Agora um assunto mais cabeça...
Eu sempre questiono todo mundo, o quanto se preocupam com o futuro, e vejo que a maioria esquece que um diá envelhecerá e que seria melhor, nesta ocasião, optar por continuar trabalhando apenas por hobby, não por necessidade.
É importantíssimo, não importa sua idade, começar a poupar já, seja em Caderneta de Poupança, Previdência Privada ou embaixo do colchão rsrsrsrs, não importa sua preferência, mas que pense em seu futuro.
Não por acaso, meu pai é Analista Previdenciário. Ele me passou este texto, há algum tempo, do Renato Folador para a CBN / Curitiba:

"Anos atrás, estive na Índia. Lá, um engenheiro me convidou para jantar na casa dele retribuindo a mesma gentileza que fiz quando ele esteve no Brasil.
Ele tem doutorado e é um dos mais conceituados profissionais do país. Ganha só U$ 1.500,00 mensais. Vinte vezes menos que um equivalente em outro país.
A casa dele era simples: 5 cômodos, em que viviam ele, a mulher e as duas filhas. O chão era de cimento alisado. Uma TV na sala. Tudo muito simples. Muitas famílias pobres daqui têm mais eletrodomésticos que ele.
Perguntei quando ia se aposentar. Ele disse que nunca.
Quis saber por quê. Ele disse que optou, desde o nascimento de cada filha, por poupar até os 60 anos para poder pagar o dote delas. Dar a elas a chance, através do casamento, de passarem a uma casta superior e terem uma vida melhor.
Há várias razões para separar um dinheiro todo mês. Desde a mais arcaica, como pagar um dote, até a mais contemporânea, que é para viver bem na velhice.
Como aqui não há dote, que tal fazer uma previdência privada para poder se aposentar bem?
Para os teimosos em poupar, lembro de uma frase: quem não sabe raciocinar é tolo, que não se atreve a raciocinar, um covarde; mas quem não quer raciocinar, este é um fanático."


Fica a dica: procure o quanto antes uma forma de poupar seu rico dinheirinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Que bom que você está visitando meu blog! Deixe seu comentário que em breve te dou um retorno, ok. Bjão. Anne