terça-feira, 17 de abril de 2012

EuroTrip - PARTE 1 - Dicas para antes da viagem

Oi gente. Vou começar uma série de posts com dicas para viajantes internacionais principiantes, do tipo mochilão. São dicas que aprendi com bastante pesquisa e sentindo "na pele" os erros e acertos da minha EuroTrip. Algumas questões são sob minha vivência, meu ponto de vista. Muita coisa levei uns 3 meses caçando em outros sites e blogs pra aprender. Pra facilitar a vida de todos, compilei todas as informações necessárias e colocarei aqui, na série EuroTrip. Podem surgir outras dicas conforme eu for lembrando ou forem sendo feitos questionamentos, vou atualizando.

Começamos a pesquisar a viagem 5 meses antes da data determinada, em novembro. Não tínhamos data nem roteiro definidos. A data oficial se definiu conforme uma promoção que apareceu em janeiro, da TAM. O valor, ida e volta, saindo de Curitiba, com escala em Guarulhos e destino Milão (Malpensa) saiu por R$ 1570,00 já com taxas. Mesmo depois de comprada a passagem, outras promoções apareceram, porém, esta teve o melhor custo x benefício quando observados que era uma Cia. Aérea nacional com vôo direto. Milão era o destino mais barato da promoção, por isso foi eleita a cidade de chegada e partida.
Aproveitando que já estaríamos pela Itália, traçamos um roteiro por lá visando conhecer o máximo de lugares dentro do nosso tempo de 20 dias fora.
O roteiro ficou assim:
- Milão, 2 dias (incluindo o dia da chegada)
Adorei a cidade. Antiga mas com um toque sutil de modernidade. Trânsito organizado, limpa.   Tem os homens mais lindos que já vi, rsrs. De cada 10, 9 passavam na minha avaliação, aff! Se pudesse, teria ficado mais 3 dias completos lá, acho que seria o tempo ideal.
- Verona, 1 dia

A cidade de Romeu e Julieta é muito bonitinha, mas com pouca coisa para ser vista. Extremamente turística, metade de um dia é suficiente pra "dar uma olhada".
- Veneza, 1 dia

Pode não parecer, mas Veneza é grande. Como os meios de transporte são limitados dentro da cidade, se faz quase tudo a pé. Um tempo legal seria ter ficado pelo menos 2 dias. Não conseguimos nem ir para outras ilhas além da principal. Murano e suas fábricas de vidro fiaram pra próxima.
- Florença, 1 dia

Veneza nos cansou tanto que mal curtimos Florença. Foi tudo muito rápido, mas deu pra entender que tem bastante para ser visto. Acho que uns 3 dias seria bom para conhecer a principal cidade da Toscana e o que dizem ser a “cara da Itália”.
- Roma, 4 dias

Sinceramente, Roma me decepcionou. Uma cidade feia, suja, caótica (meu ponto de vista, hein). Talvez por conta de um stress que tivemos logo na chegada, no hotel, a estada não foi muito legal. Em 3 dias poderíamos ter feito tudo que se tem para fazer em Roma: visitar monumentos, museus, o Vaticano e praças históricas. Mas vale ressaltar que o Coliseu e a Capela Sistina são imperdíveis!
- Barcelona, 3 dias

Linda! Não canso de elogiar. A cidade mais bonita que já vi. Desculpem-me os patriotas, mas coloca o Rio “no chinelo”. Toda planejada, organizada, limpa, uma orla maravilhosa! Pessoas educadas, senti segurança total para caminhar pelas ruas a noite. Os preços mais acessíveis da viagem, tanto para alimentação, quanto para compras. Amei! 3 dias são suficientes. Mas na verdade eu moraria lá, rsrs.
- Paris, 6 dias

Não achei tudo aquilo que falam. É uma cidade para se voltar mais vezes, claro, tem seus encantos, mas, como Roma, é suja e caótica. Muita "caca" de cachorro no chão, cheiro de urina pra todo lado (inclusive vi um indivíduo fazendo pipi assim, no meio da rua kkkkk). Tão cara quanto Veneza. Ficamos o tempo certo lá. Mas deixamos de conhecer alguns pontos, como Versalhes, George Pompidou, Pantheon e La Defense. Mas fica pra próxima. Motivo pra voltar, claro!
Os outros 2 dias são o de ida e o de volta. São dias perdidos.
Dicas:
- Pesquise preços de passagens dia-a-dia, mesmo que ainda não vá comprar. Isto serve para se manter antenado com oque é um preço normal, oque é caro e oque é imperdível. Quando achar um bom preço, e já estiver há cerca de 2 meses para a data de partida da viagem, considere a possibilidade de já realizar a compra. Outras promoções melhores podem aparecer, mas também, podem não aparecer e, à partir daí, a tendência do preço original é aumentar. Outra tendência é que vôos chegando e partindo do mesmo local sejam mais baratos. Mas vale a pena pesquisar outras formas.
- Procure vôos diretos. Quanto menos escalas e conexões, menos cansaço físico, tempo perdido e chance de extraviar sua bagagem. Voar por companhias aéreas nacionais ajuda na interatividade durante o vôo e melhor acesso à solução de eventuais problemas.
- Um bom site para acompanhar promoções de passagens é o Melhores Destinos. Para comparar preços, prefiro o Decolar. Mas na hora de fechar negócio, melhor direto com a Cia. escolhida. Taxas a menos, ok. Ah! Geralmente as taxas de embarque já estão incluidas no custo total. Mas se for pra América do Sul, fique atento: alguns aeroportos cobram a taxa no próprio aeroporto, em dinheiro e na ida e volta.
- Compre adiantado qualquer outro meio de transporte que vá utilizar em solo estrangeiro, como trens e vôos entre cidades. Sai bem mais barato que comprar na hora e alguns trens não vendem sem antecedência e com reserva de assentos antecipada.
- Solicite passaporte e visto (quando necessário) com a antecedência necessária. Não deixe pra última hora.
- Verifique se o local a ser visitado requer vacinas específicas e tome-as com antecedência. Não há necessidade de levar carteirinha de vacinação na viagem. Poderá passar na ANVISA antes, dentro do próprio aeroporto e validar a carteirinha. Em troca você levará um documento internacional anexado ao passaporte.
- Por experiência própria digo: fuja da ilusão do romantismo do Trem Noturno. Ou eu tive muito azar, ou é muito ruim mesmo. Sai mais caro que a diária de um hotel e você não dorme nada, chacoalha muito, para em todas as estações pelo caminho, a cama é horrível, não há iluminação nas cabines, os banheiros são sujos (não há chuveiro), o atendimento do restaurante é péssimo, quando não falta comida, que por sinal, é bemmm cara!.

Restaurante do Trem Noturno. Uma saladinha custa 10 euros!
- Uma mala com rodinhas 360º e extensor de volume faz toda a diferença. Nem pense em sair de casa sem uma. Invista no seu conforto! Quanto menor o peso da mala vazia, mais conteúdo vc pode carregar dentro sem sofrer com o peso extra. Evite malas com alças quebráveis, prefira os modelos com alças costuradas. A Cia. Aérea quebrou a alça da minha logo no começo da viagem e tive que passar mais 20 dias transportando-a com uma corda improvisada. Foi horrível! E depois do último voo ainda arrebentaram a minha cordinha...
- Os aeroportos internacionais cobram pelo carrinho de transporte de malas. Se der certo e encontrar um abandonado nos corredores, pode pegar!

- Caso pretenda fazer viagens domésticas entre cidades em solo estrangeiro e optou por empresas Low Cost, respeite as regras de tamanho de bagagem ou compre adiantado o transporte de sua mala no porão. Há um post só sobre este assunto. Veja no final do texto.

- Providencie um Cartão de Débito Internacional. Pode ser feito através de qualquer agência de turismo ou casa de câmbio. Usei o meu sem problemas. Não fiz saques (cobram $ 2,50 por saque). Para 20 dias de viagem levei apenas 355 euros em espécie e ainda sobrou 100 euros. Usei dinheiro apenas para pequenos gastos como café, bilhetes de metrô e outras miudezas. O restante passava tudo no cartão. Os cartões costumam não ter chip, então você deverá assiná-lo no verso para sua segurança. A cada compra, sua assinatura será solicitada nos comprovantes.
- Faça um seguro saúde internacional com cobertura conforme recomendada pelo local a ser visitado. O seguro pode ser contratado apenas para o período exato da viagem.
- Estude bem o mapa das cidades e locais que pretende visitar. Ter noção de localização é muito importante. Ao escolher seu hotel, dê uma navegada no endereço pelo Google Street View, assim, quando chegar na estação saberá por qual lado sair (algumas tem várias saídas e sair pelo lado certo "economiza pé").
- Estude a previsão do tempo dos locais a serem visitados com antecedência em sites de previsão. Alguns costumam fazer a previsão para até 2 semanas além do dia da pesquisa. Isso evita levar roupas de mais ou de menos.
- Os deslocamentos entre cidades com viagens de até 1h30 de duração são mais práticos por trem. Claro que se deve comparar preços de aéreo x trem. Mas a praticidade de entrar num trem sem check-in, com o peso de mala liberado, podendo chegar à estação com alguns minutos de antecedência, e chegando ao destino no centro da cidade, não tem comparação.
- Depois de definido seu tempo de viagem e data de ida e volta, comece a reservar a hospedagem. Recomendo a pesquisa pelo Booking.com e pelo Decolar. Neles vc pode conferir comentários de outros hóspedes e fazer sua avaliação. Quando encontrar o hotel adequado, busque pelo site do próprio hotel e verifique a possibilidade de fazer a reserva direto com ele, evitando terceirizar e aumentar as chances de problemas com a reserva. Nossa experiência com o Decolar não foi das melhores.

- Vai visitar várias cidades? Comece pela mais desejada de se conhecer. Vc ainda terá toda energia para explorá-la ao máximo.

- Tem gente que fica 30 dias ou até mais fora. Sinceramente, fiquei 20 dias e acho que foi muito tempo. O suficiente para cansar, estressar. 10 dias acredito que é o tempo ideal. Compensa o tempo e o gasto exagerado do deslocamento aéreo até o local e dá pra aproveitar bem sem cansar demais. Eu quis conhecer o máximo possível numa só viagem, e não foi tão legal assim... Vira uma correria, aumentam as chances de erros, extravio de bagagem, chega até a dar vontade de voltar pra casa, rsrs.
- Procure também por hotéis de grandes redes como Ibis e Formule 1. Os preços costumam ser adequados e a estrutura é sempre confiável, vc já sabe oque vai encontrar. Há um post com os hoteis que ficamos e a avaliação de cada. Veja no final deste texto.
Ibis Milano Centro - Recomendadíssimo!
- Achamos mais conveniente ficar em hotéis normais do que em albergues já que nosso perfil de viagem era mais sossegado, e não festeiro. A média de diária foi de 30 euros por pessoa. Algumas cidades cobram taxa de turismo de cerca de 3 euros por dia, por pessoa, que devem ser pagos em dinheiro, direto pro hotel.

- Esta é nova e gostaria muito que alguém tivesse me dado esta dica antes: caso ache inconveniente fazer um plano de celular para viagens internacionais, já que costumam ter um preço bem salgado, providencie um par de walk talk para comunicação entre a sua equipe de viagem. Teríamos evitado alguns problemas de comunicação. Aí pra falar com seus familiares e amigos na terra natal acho melhor usar a internet mesmo.

- Vai levar GPS? Não esqueça de atualizá-lo antes, conforme o seu destino.

- Essa lembrei agora: pelo menos nos meses em que estive por lá (março/abril), os dias não eram muito frios, a média era de 18°C, totalmente suportável para quem já mora no Sul do Brasil..., porém, o clima é extremamente seco, repito: SECO! De rachar a pele do dorso das mãos, lábios. Tudo fica áspero. Garanta levar um bom hidratante caso não queira investir em algo do tipo lá.

Este post EuroTrip tem outros assuntos. Caso queira saber mais, acesse os links abaixo:

- Hoteis em que nos hospedamos na Europa.
- Custos da viagem.
- Chegando ao destino. Pra quê lado vou?
- Arrumando as malas.
- Como é um voo internacional? E os voos Low Cost?

10 comentários:

  1. Discordo sobre Paris. Achei a cidade limpissima! E em Roma falou citar que existem brasileiros muito bacanas andando pelo palatino que sao otimos parceiros durante o dia.. hahaha! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs Tiago. São pontos de vista particulares. Até porque não fiquei concentrada só no centro turístico, andei por bairros onde poucos turistas devem ir, acho que vi outra realidade de Paris. Por isso cada um tem que ir lá e conferir, sob seu próprio olhar! Bjão

      Excluir
  2. Anne, dentre todos os blogs e sites que procurei para minha pesquisa antes da viagem, o seu foi o melhor disparado! Para mim que nunca saiu do Brasil, realmente ajudou muuuito, em tudo. Vou passar 1 mes por lá, Suica, Paris e Roma... Parabéns e brigada por compartilhar tudo isso com a gente! :) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Debora. Qualquer outra ajuda não citada que eu possa ajudar, é só falar.

      Excluir
  3. Excelentes dicas Anne, vai me ajudar muito tenha certeza, agradeço a sua colaboração. Li toda esse série já, muito bom mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Anne poderia me mandar sua planilha?
    É jamile.coleti@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Anne
    Pretendo viajar em agosto de 2016 e estou começando a planejar agora tinha pensado em começar por Londres ir em 3 paises e depois voltar la para embarcar devolta para o Brasil por achar que fica mais barato, o que você acha?
    Se puder contate-me vburgaleri@gmail.com
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Anne
    Pretendo viajar em agosto de 2016 e estou começando a planejar agora tinha pensado em começar por Londres ir em 3 paises e depois voltar la para embarcar devolta para o Brasil por achar que fica mais barato, o que você acha?
    Se puder contate-me vburgaleri@gmail.com
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Anne
    Pretendo viajar em agosto de 2016 e estou começando a planejar agora tinha pensado em começar por Londres ir em 3 paises e depois voltar la para embarcar devolta para o Brasil por achar que fica mais barato, o que você acha?
    Se puder contate-me vburgaleri@gmail.com
    Bjoss

    ResponderExcluir

Olá. Que bom que você está visitando meu blog! Deixe seu comentário que em breve te dou um retorno, ok. Bjão. Anne