terça-feira, 17 de abril de 2012

EuroTrip - PARTE 2 - O voo

Voo internacional TAM
O vôo de ida foi de 11 horas (Guarulhos-Milão) e de volta, trajeto inverso, de 13 horas, devido ao movimento de rotação da Terra.
São cerca de 6 horas sobre o Atlântico, o que causa muita turbulência. O jeito é tomar um remedinho pra dormir.
Há monitores de TV atrás de cada poltrona para assistir filmes ou programação própria. Também se pode acompanhar os dados do vôo: velocidade, altitude, tempo para a chegada, temperatura externa, etc.
Classe econômica da TAM - Airbus A330
Logo que fecham a cabine, os comissários passam pelos corredores borrifando um spray antiséptico. Depois servem balinhas de chocolate, lenços umedecidos para as mãos e copos de água. Depois de estabilizado o vôo após a decolagem, é servida a janta: massa, carne ou frango, acompanhados de salada e um pãozinho, e sobremesa. Bebida a escolher, inclusive alcoólicas.
Depois disso só nos resta dormir, se é que é possível fazer isto nos espaços da classe econômica mega-apertadas rsrs.
Jantar à bordo - Cardápio: Carne com batatas


Há cerca de 1h30 do destino, é servido o café da manhã: sanduiche ou omelete, pão, salada de frutas e bebida quente ou suco.
Café-da-manhã - Cardápio: omelete com linguiça e pão
Dicas:
- Num voo de longa distância, os pés provavelmente incharão, dificultando calçar seu sapato novamente. Viagem com sapatos que laceiam.
- Leve uma roupa quente. O ar condicionado na aeronave costuma ser bem severo, dependendo das determinações de vôo ditadas pelo comandante. Só o travesseirinho e o cobertor distribuídos não resolve.
- Um tapa-olhos ajuda a controlar a luminosidade das telas nas costas das poltronas que ficarem ligadas.
- Pelo menos pela TAM, eles distribuem um kit contendo: 1 par de meias (todos tiram os sapatos e as meias novas controlam qualquer mal-cheiro a bordo), um tapa ouvidos, um pente, 1 escova de dentes e creme dental.
- A TAM serve jantar e café da manhã em voos de longa distância. As carnes servidas durante o voo costumam ser bem apimentadas...

Voos Low Cost
Entre Roma/Barcelona e Barcelona/Paris, optamos por ir de voo Low Cost. Pra quem não sabe, este tipo de voo tem custo bem reduzido. É a mesma proposta que a Gol tentou implementar no Brasil, lá no começo da sua história. Não sei porque não deu muito certo. Um voo Low Cost é extramemente enxuto, você paga exclusivamente pela sua poltrona (sem reserva de assento a não ser que pague) e pela sua bagagem de até 10kg, para levá-la dentro da cabine.
Tudo é muito rigoroso, as medidas da mala e peso são conferidos e devem ser respeitados para não gerar estresse na hora do embarque.
Para não termos problemas, optamos por já comprar as passagens com mala de porão, ou seja, pagamos para despachar a mala de até 15kg no porão do avião. Há opção de outros pesos, mais caros, cerca de 1 euro por kg extra. Caso sua bagagem ultrapasse o peso comprado, são mais 30 euros em cash, na hora por kg excedido.
Os dois voos foram da RyanAir.
Custos (em Reais):
- Roma/Barcelona: R$ 95,93 (com taxas e mala de 15kg no porão)
- Barcelona/Paris: R$ 157,27 (com taxas e mala de 15kg no porão)

O voo Low Cost:
- Aguarde o embarque na fila que vai se formar. Quanto antes entrar, antes escolherá seu assento. Nós preferimos os primeiros pela questão da saída no desembarque, é mais rápido.

- Tudo que vc ler a respeito do tamanho da mala de cabine para este tipo de voo é a mais pura verdade. Apesar de ter embarcado minha mala principal no porão, levei objetos de valor e documentos na mochila, pra dentro da cabine. Alguns passageiros levaram malas maiores que as recomendadas, e conseguiram passar pelo portão de embarque. Isso causou transtorno para os comissários estressados que não conseguiam fechar as portas dos compartimentos, e não havia mais espaço. No fim, vi a comissária colocando um adesivo verde em uma das malas e despachando para o porão. Toda esta sessão resultou em 15 minutos de atraso no voo.

- A aeronave RyanAir é bem pequena, até menor que uma da Webjet, por exemplo. Os comissários são a versão "bagaceira" da classe, rsrsr. Moças sem maquiagem e sem a menor preocupação com os cabelos. Os uniformes até aparecem de serviços de limpeza, não desmerecendo a classe, mas a profissão merece algum glamour! As informações foram em inglês e catalão. Não há luxo algum, só praticidade. Durante o voo um verdadeiro mercado acontece: venda de lanches, cartões telefônicos e mapas turísticos da cidade destino, bilhetes da sorte tipo raspadinha, cosméticos e jornal. Os comissários apresentam os produtos com a maior naturalidade.

Este post EuroTrip tem outros assuntos. Caso queira saber mais, acesse os links abaixo:

- Hoteis em que nos hospedamos na Europa.
- Custos da viagem.
- Chegando ao destino. Pra quê lado vou?
- Arrumando as malas.
- Dicas para antes da viagem.


2 comentários:

  1. Grande Anne, parabéns pelo blog. Dicas sinceras, detalhadas e realistas, para quem é marinheiro de primeira viagem e até para aqueles que se consideram experts. Muito sucesso neste seu novo voo. Ceará

    ResponderExcluir

Olá. Que bom que você está visitando meu blog! Deixe seu comentário que em breve te dou um retorno, ok. Bjão. Anne