À esquerda o Risoto Básico e à direita o mesmo, só que complementado com funghi secchi.
Chamo de Risoto Básico pois é a base do risoto. Pode até saboreá-lo assim, sem nada, que já é delicioso, ou então acrescentar seus ingredientes de preferência e criar seu próprio risoto.
Lembrando que risoto é risoto, um arroz cremoso regado a vinho branco.... bem diferente de arroz empapado, arroz embromeichon ou arroz carreteiro!
Você vai precisar de arroz arbório, que é especial para risoto. Tem mais amido, que lhe confere mais cremosidade.
Ingredientes:
1,5 litros de água fervida
1 tablete de caldo de arroz ou de legumes
500g de arroz arbório
200g de manteiga ou margarina sem sal (100g devem estar congelados)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
200g queijo parmesão ralado grosso
150 ml vinho branco seco
sal à gosto
Preparo:
Antes de tudo, prepare seu "mise an place", ou seja: deixe a mesa posta com todos os ingredientes à mão, tudo picadinho, no seu devido lugar. O risoto é um prato que requer atenção do começo ao fim do preparo, nada de deixar a panela no fogo enquanto faz outras tarefas.
Primeiro dissolva o tablete de arroz/legume na água fervente. Depois baixe o fogo e mantenha a água quente até o final do preparo.
Numa panela de fundo largo, derreta 100g de margarina (que não foi ao congelador).
Refogue 1º a cebola. Quando estiver no ponto, não precisa ser dourada, acrescente o alho.
Acrescente o arroz, sem lavar. Misture bem em fogo baixo.
Acrescente o vinho branco seco e continue mexendo, sem parar, este processo vai fazer a redução do álcool restando só o sabor e aroma do vinho.
Quando der uma leve secada acrescente aos poucos, com auxílio de uma concha, o caldo quente onde foi dissolvido o tablete de caldo de legumes. Cerca de 2 por vez e fique mexendo com uma espátula, sem parar.
Não deixar grudar no fundo da panela e laterais. Faça movimentos em forma de "8" com a espátula. Este movimento permite a liberação de calor do fundo da panela.
Repita o processo de acrescentar conchas de água sempre que a água for secando. Repita até o final do cozimento, sempre que perceber que o arroz está quase secando.
O volume do arroz aumentará e cada vez ficará mais cremoso. Vá provando para testar o ponto "al dente" do arroz.
Quando estiver ao seu gosto de cozimento, baixe o fogo e acrescente o queijo ralado. Mexa bem.
Desligue o fogo e acrescente pedaços da manteiga congelada até que derreta. Este processo se chama "Mantecato" e literalmente faz o arroz ficar extremamente cremoso e saboroso. Prove para saber se precisa corrigir com sal à gosto (sal só no final visto que o queijo já é salgado!).
Pronto! Seu risoto básico está pronto. À partir dele poderá acrescentar outro tipo de queijo, como Gouda, por exemplo, tomates secos, cogumelos, carnes, legumes etc.
No caso de carnes, prepare-as à parte e acrescente no final, junto com o queijo ralado.
No caso de funghi secchi, leia a embalagem para saber como hidratá-lo. Poderá acrescentar shoyo para dar uma coloração mais escura, como a da foto.
Gente! Vale a pena. Fica muuuuuuito bom.
Este é o meu, de pera, champignon e presunto
E este é de shoyo com alcatra e azeitonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Que bom que você está visitando meu blog! Deixe seu comentário que em breve te dou um retorno, ok. Bjão. Anne