Voo internacional TAM
O vôo de ida foi de 11 horas (Guarulhos-Milão) e de volta, trajeto inverso, de 13 horas, devido ao movimento de rotação da Terra.
São cerca de 6 horas sobre o Atlântico, o que causa muita turbulência. O jeito é tomar um remedinho pra dormir.
Há monitores de TV atrás de cada poltrona para assistir filmes ou programação própria. Também se pode acompanhar os dados do vôo: velocidade, altitude, tempo para a chegada, temperatura externa, etc.
São cerca de 6 horas sobre o Atlântico, o que causa muita turbulência. O jeito é tomar um remedinho pra dormir.
Há monitores de TV atrás de cada poltrona para assistir filmes ou programação própria. Também se pode acompanhar os dados do vôo: velocidade, altitude, tempo para a chegada, temperatura externa, etc.
Classe econômica da TAM - Airbus A330
Logo que fecham a cabine, os comissários passam pelos corredores borrifando um spray antiséptico. Depois servem balinhas de chocolate, lenços umedecidos para as mãos e copos de água. Depois de estabilizado o vôo após a decolagem, é servida a janta: massa, carne ou frango, acompanhados de salada e um pãozinho, e sobremesa. Bebida a escolher, inclusive alcoólicas.
Depois disso só nos resta dormir, se é que é possível fazer isto nos espaços da classe econômica mega-apertadas rsrs.
Depois disso só nos resta dormir, se é que é possível fazer isto nos espaços da classe econômica mega-apertadas rsrs.
Jantar à bordo - Cardápio: Carne com batatas
Há cerca de 1h30 do destino, é servido o café da manhã: sanduiche ou omelete, pão, salada de frutas e bebida quente ou suco.
Café-da-manhã - Cardápio: omelete com linguiça e pão
Dicas:
- Num voo de longa distância, os pés provavelmente incharão, dificultando calçar seu sapato novamente. Viagem com sapatos que laceiam.
- Leve uma roupa quente. O ar condicionado na aeronave costuma ser bem severo, dependendo das determinações de vôo ditadas pelo comandante. Só o travesseirinho e o cobertor distribuídos não resolve.
- Um tapa-olhos ajuda a controlar a luminosidade das telas nas costas das poltronas que ficarem ligadas.
- Pelo menos pela TAM, eles distribuem um kit contendo: 1 par de meias (todos tiram os sapatos e as meias novas controlam qualquer mal-cheiro a bordo), um tapa ouvidos, um pente, 1 escova de dentes e creme dental.
- A TAM serve jantar e café da manhã em voos de longa distância. As carnes servidas durante o voo costumam ser bem apimentadas...
Voos Low Cost
Entre Roma/Barcelona e Barcelona/Paris, optamos por ir de voo Low Cost. Pra quem não sabe, este tipo de voo tem custo bem reduzido. É a mesma proposta que a Gol tentou implementar no Brasil, lá no começo da sua história. Não sei porque não deu muito certo. Um voo Low Cost é extramemente enxuto, você paga exclusivamente pela sua poltrona (sem reserva de assento a não ser que pague) e pela sua bagagem de até 10kg, para levá-la dentro da cabine.
Tudo é muito rigoroso, as medidas da mala e peso são conferidos e devem ser respeitados para não gerar estresse na hora do embarque.
Para não termos problemas, optamos por já comprar as passagens com mala de porão, ou seja, pagamos para despachar a mala de até 15kg no porão do avião. Há opção de outros pesos, mais caros, cerca de 1 euro por kg extra. Caso sua bagagem ultrapasse o peso comprado, são mais 30 euros em cash, na hora por kg excedido.
Os dois voos foram da RyanAir.
Custos (em Reais):
- Roma/Barcelona: R$ 95,93 (com taxas e mala de 15kg no porão)
- Barcelona/Paris: R$ 157,27 (com taxas e mala de 15kg no porão)O voo Low Cost:
- Aguarde o embarque na fila que vai se formar. Quanto antes entrar, antes escolherá seu assento. Nós preferimos os primeiros pela questão da saída no desembarque, é mais rápido.
- Tudo que vc ler a respeito do tamanho da mala de cabine para este tipo de voo é a mais pura verdade. Apesar de ter embarcado minha mala principal no porão, levei objetos de valor e documentos na mochila, pra dentro da cabine. Alguns passageiros levaram malas maiores que as recomendadas, e conseguiram passar pelo portão de embarque. Isso causou transtorno para os comissários estressados que não conseguiam fechar as portas dos compartimentos, e não havia mais espaço. No fim, vi a comissária colocando um adesivo verde em uma das malas e despachando para o porão. Toda esta sessão resultou em 15 minutos de atraso no voo.
- A aeronave RyanAir é bem pequena, até menor que uma da Webjet, por exemplo. Os comissários são a versão "bagaceira" da classe, rsrsr. Moças sem maquiagem e sem a menor preocupação com os cabelos. Os uniformes até aparecem de serviços de limpeza, não desmerecendo a classe, mas a profissão merece algum glamour! As informações foram em inglês e catalão. Não há luxo algum, só praticidade. Durante o voo um verdadeiro mercado acontece: venda de lanches, cartões telefônicos e mapas turísticos da cidade destino, bilhetes da sorte tipo raspadinha, cosméticos e jornal. Os comissários apresentam os produtos com a maior naturalidade.
Este post EuroTrip tem outros assuntos. Caso queira saber mais, acesse os links abaixo:
- Hoteis em que nos hospedamos na Europa.
- Custos da viagem.
- Chegando ao destino. Pra quê lado vou?
- Arrumando as malas.
- Dicas para antes da viagem.
Grande Anne, parabéns pelo blog. Dicas sinceras, detalhadas e realistas, para quem é marinheiro de primeira viagem e até para aqueles que se consideram experts. Muito sucesso neste seu novo voo. Ceará
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir