O recheio é um caso à parte: um creme com textura e sabor muito parecidos com o daqueles cremes de chocolate que encontramos no mercado: Danete, Chandele e Cia.
A cor da torta na foto ficou “puxada” pro caramelo porque não coloquei chocolate em pó. Mas na receita vou citá-lo, ok.
Primeiro de tudo, pra ficar legal mesmo é necessário uma forma com fundo removível. Se vc não conhece, é como esta da foto. Usei uma com cerca de 30cm de diâmetro. Se vc não tiver uma e não quiser investir, pode ser numa travessa de vidro. A diferença é que não poderá “desenforma-la”.
Camada externa: A torta tem uma camada em volta (fundo e laterais) mais rígida, que faz a função de “parede” pra sustentar o recheio que é mais cremoso. Fica como um Coliseu de Roma rsrsrs.
- 1 pacote de biscoito de leite. Desses bem simples que vem com 3 fileiras de biscoitos dentro.
- 200gr de margarina sem sal.
- Chocolate em pó à gosto. Na minha torta não usei pq na hora eu só tinha achocolatado em casa e achei que ia ficar muito doce. O ideal é daqueles que tem os padres na caixa, da Nestlé, sabe?
Triture os biscoitos com as mãos ou num mixer ate ficar em pequeninos pedaços. Preferencialmente não deixe chegar no ponto de virar uma farofa. O legal é ficar com pedacinhos do biscoito.
Acrescente o chocolate em pó e a margarina e misture com as mãos ate ficar homogêneo. Ficará uma massa “pesadona”.
Pegue punhados dessa massa e vá apertando contra o fundo e laterais da forma a fim de fazer a “parede”. Não é necessário untar antes pois a massa já leva margarina.
Recheio:
- 1 lata/pote de doce de leite. Escolha um que não seja muito mole. Quanto mais rígido, mais consistente ficará. Geralmente aqueles que vem em lata são mais consistentes.
- 1 caixa de creme de leite (sem soro).
- Chocolate em pó à gosto.
- 2 colheres de sopa de essência de baunilha (caso não tenha, pode fazer sem, terá pouca alteração no sabor).
Pode misturar tudo com uma colher ou na batedeira. Obviamente que a 2ª opção é mais rápida.
Despeje o recheio sobre a camada de bolachas, pode colocar pedações de chocolate em cima, ou granulado... cubra a forma com filme plástico e leve para a geladeira por umas 2 ou 3 horas. Quanto mais tempo deixar, mais firme ficará o recheio.
Para desenformar basta abrir a presilha lateral da forma. A camada externa da torta fara a sustentação.
Agora é só se deliciar!